A Bridge Research, empresa de pesquisa de mercado com foco na prestação de serviços de inteligência na área de tecnologia, realizou pesquisa para conhecer os hábitos de consumo dessa parcela da população.
No Brasil, 47,1 milhões de pessoas são solteiras, o equivalente a 36% da população. Essa parcela tem potencial de consumo de R$ 418 milhões. Desse total, os jovens emergentes são responsáveis por 46% da movimentação. Só na cidade de São Paulo, há cerca de 2,2 milhões de solteiros, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2000).
O estudo concluiu que os solteiros são "intensos, inconstantes, impulsivos e entusiastas", em especial, os solteiros paulistanos com idade entre 18 e 24 anos.
Da mostra entrevistada – 510 moradores da cidade de São Paulo – 19% têm entre 18 e 24 anos; desse total, 71% são solteiros. Nessa faixa etária, 45% e 44% pertencem às classes A ou B e C ou D, respectivamente. No que se refere à renda mensal, esses paulistanos ganham em média R$ 3.506,00, aproximadamente 14% a mais que os casados com 40 anos ou mais.
O maior grau de exigência com produtos e serviços pode ser creditado ao nível educacional e ao acesso à informação. A análise da escolaridade mostra que nessa faixa etária (até 24 anos), 81% possuem de ensino médio a superior completo, contra 59% dos casados.
Os demais solteiros paulistanos têm entre 25 e 29 anos (13%); 30 a 39 anos (25%); e acima de 40 anos (43%).
Entre os solteiros paulistanos de 18 a 24 anos (classes A e B), 79% adoram encontrar marcas e produtos antes das outras pessoas; 35% se consideram influenciadores (as demais pessoas acham que são fontes segura de informação); e 38% aceitam pagar mais caro por marcas e produtos originais.
A pesquisa também aponta que 30% dos entrevistados afirmam que preferem "produtos éticos" – o que indica a valorização de marcas com "comprometimento socioambiental."
Os solteiros têm muitos amigos e podem influenciar o consumo dessas pessoas: 52% dos solteiros dessa faixa etária afirmam ter um grupo grande de amigos; 49% associam a felicidade com a possibilidade de extrair o máximo da vida; 48% gostariam de servir de exemplo às demais pessoas de como levar uma vida maravilhosa.
Entusiasmo, liderança e criatividade também são características dos solteiros paulistanos (18 a 24 anos, A e B) – 38% são admirados pela paixão que têm por coisas e projetos; 23% despertam admiração pela "criatividade e entusiasmo" e são consideradas pessoas "inspiradoras"; e 22% destacam o espírito de liderança, visão e metas claras como atributos pessoais.
O estudo também aponta que os solteiros dessa faixa etária possuem um temperamento mais “bombástico” quando nervosos. Irritam-se com mais facilidade quando não são bem atendidos na hora da compra.
POR: Marcelo DiasFONTE: Mundo do Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário