Dicas


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OBJETIVO
O encontro tem o objetivo de discutir a relação de saberes construídos nos cursos de Jornalismo, Letras e Publicidade, buscando, por meio de experiências, apontar novos caminhos de atuação profissional.
PROGRAMAÇÃO
30/05/2012 quarta-feira
19h – Abertura
Apresentação de dança Flamenca
19:20h – Mesa Redonda
O mercado de trabalho para os profissionais de Jornalismo, Letras e Publicidade.
21:20h – Talentos
Apresentação de ilustração
21:40h – Sorteios e apresentação cultural
31/05/2012 quinta-feira
19h – Apresentação musical
19:15h – Palestra
Literatura e Comunicação
20h – Palestra
Como as imagens falam
20:30h – Palestra
Mídia, Ética e Sociedade
21h – Talentos
21:40h – Sorteios e apresentação cultural
“As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo”

POR: Marcelo Dias








Fazendo o Manual de Identidade Visual da Marca da sua empresa

Manual de Identidade Visual e Aplicação da Marca
O objetivo de um manual é fixar os padrões de utilização da marca de sua empresa em suas diversas formas de aplicação. A padronização é a garantia da uniformidade da identidade visual de sua empresa. Os critérios para aplicação da marca seguem as normas técnicas convencionais de reprodução gráfica. O grafismo e a padronização das cores deverão ser observados invariavelmente quando aplicados, bem como as devidas proporções para ampliação e redução.
Lembrando que com a elaboração de um manual de identidade, e a sua aplicação correta em todas as peças e campanhas, a empresa trabalha o branding, o valor da marca, como confiar em uma empresa que em cada peça ou campanha se apresenta de forma diferente? Com esta padronização a empresa reforça também o valor da marca. 


Conceito

Aqui se faz um estudo da logo, o que ela representa, fazendo uma relação com o trabalho prestado e o significado que se pretende passar com a logo.
Insere-se aqui também a missão e a visão da empresa, como objetivo de termos um entendimento melhor se realmente ambas fazem sentido com o que a logo tenta passar, com o conceito a cima especificada.

Orientadores da Marca

Os orientadores são os trabalhos prestados pela empresa em contraste com a marca, como objetivo de identificar na marca os valores e posicionamento da empresa.
Ex:
         Transparência
Ética
Agilidade
Competência
Criatividade
Presença



Descrição Técnica

Falar da marca em si, seu poder de memorização, suas características geométricas, traços da logo, o porquê de cada elemento utilizado
Estudo de cores, o porquê de sua utilização, suas variáveis aplicações, se tem maior destaque em algum elemento, qual se objetivo, sua utilização em 3D.



Dúvidas ou sugestões: clubejet@gmail.com




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Estratégia
 
É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.
O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como:




Por que a organização existe?
O que e como ela faz?
Onde ela quer chegar?



Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização.
A elaboração do Planejamento Estratégico
1. Formulação dos objetivos organizacionais
A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos.
2. Análise interna das forças e limitações da empresa
A seguir, faz-se uma análise das condições internas da empresa para permitir uma avaliação dos principais pontos fortes e dos pontos fracos que a organização possui. Os pontos fortes constituem as forças propulsoras da organização que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais - e devem ser reforçados, enquanto os pontos fracos constituem as limitações e forças restritivas que dificultam ou impedem o seu alcance - e que devem ser superados. Essa análise interna envolve:
Análise dos recursos (recursos financeiros, máquinas, equipamentos, matérias-primas,recursos humanos, tecnologia etc.) de que a empresa dispõe para as suas operações atuais ou futuras.
Análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, divisão de trabalho entre departamentos e unidades e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais.
Avaliação do desempenho da empresa, em termos de lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios.
3. Análise externa 
Trata-se de uma análise do ambiente externo à empresa, ou seja, das condições externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades. A análise externa envolve:
Mercados abrangidos pela empresa, características atuais e tendências futuras, oportunidades e perspectivas.
Concorrência ou competição, isto é, empresas que atuam no mercado, disputando os mesmos clientes, consumidores ou recursos.
A conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais etc., que afetam a sociedade e todas as demais empresas.
4. Formulação das Alternativas Estratégicas 
Nesta quarta fase do planejamento estratégico formulam-se as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas. As alternativas estratégicas constituem os cursos de ação futura que a organização pode adotar para atingir seus objetivos globais. De um modo genérico, o planejamento estratégico da organização refere-se ao produto (bens que a organização produz ou serviços que presta) ou ao mercado (onde a organização coloca seus produtos ou bens ou onde presta seus serviços).
O planejamento estratégico - deve comportar decisões sobre o futuro da organização, como:
Objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em objetivos departamentais detalhados.
As atividades escolhidas, isto é, os produtos (bens ou serviços) que a organização pretende produzir.
O mercado visado pela organização, ou seja, os consumidores ou clientes que ela pretende abranger com seus produtos.
Os lucros esperados para cada uma de suas atividades.
Alternativas estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto atual, maior penetração no mercado atual, desenvolver novos mercados).
Interação vertical em direção aos fornecedores de recursos ou integração horizontal em direção aos consumidores ou clientes.
Novos investimentos em recursos (materiais, financeiros, máquinas e equipamentos, recursos humanos, tecnologia etc.) para inovação (mudanças) ou para crescimento (expansão).

Fonte: Curricular

POR: Marcelo Dias